sexta-feira, 12 de abril de 2013

EXPONDO TRABALHINHOS

        OS TRABALHINHOS DO MÊS DE ABRIL FORAM EXPOSTOS NOS MURAIS E BIOMBOS DA CRECHE. AS CRIANÇAS E EDUCADORAS CAPRICHARAM. VEJAM SÓ:

        











                                       
O LIVRINHO QUE TIA LEILA CRIOU COM O BERÇÁRIO FICOU LINDO!

                             
                                MAIS MURAIS ...

                     






             ATÉ O PRÓXIMO MÊS COM OUTROS MURAIS
                  

segunda-feira, 8 de abril de 2013

PROJETO OUVINDO E CONTANDO ESTOU SÓ COMEÇANDO


                         

TÍTULO: “OUVINDO E CONTANDO, ESTOU SÓ COMEÇANDO”


FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS ATENDIDAS: 11 meses a 3 anos e 11 meses

INTRODUÇÃO: O PROJETO VISA INSERIR A CRIANÇA EM UM AMBIENTE LETRADO, INCENTIVANDO E DESPERTANDO NELA O GOSTO PELA LEITURA A FIM DE SE FORMAR FUTUROS LEITORES. 

JUSTIFICATIVA: O PROJETO SURGE DA PROPOSTA DA SME MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA E ENVOLVE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DESPERTANDO O HÁBITO DE LER.


OBJETIVOS:

- Apresentar o Projeto aos responsáveis, convidando-os a participarem juntamente com seus filhos, valorizando a leitura;                    

 - Levar os responsáveis a perceberem a importância da leitura em suas vidas e na dos filhos para desenvolver a criatividade e a potencialidade de cada um.

 - Criar o hábito da leitura desde a primeira infância para formação de leitores;

- Incentivar os responsáveis a lerem junto com os filhos, criando um momento prazeroso e enriquecedor para ambos;

- Apreciar os diferentes tipos de leitura apresentados nos variados livros;

 -Perceber as múltiplas possibilidades que a leitura proporciona

- Ouvir e contar histórias a fim de desenvolver a memória visual e auditiva, levando-os ao imaginário e à criatividade;

 -Conduzir os responsáveis a abraçarem o Projeto dando continuidade em casa ao que fora iniciado na creche, se envolvendo de tal forma que haja aprendizagem de ambas as partes (pais e filhos);

- Despertar o gosto pela leitura de modo a cuidarem com carinho dos livros, preservando-os.


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

-Convidar os responsáveis a conhecer o projeto e seus objetivos.  Apresentando o livro inicia-se a contação de uma história. Folheando o livro, após a leitura, pergunta-se: “O que aconteceu aqui?” ”E depois?”, levando-os a recontar a história lida. Envolvê-los na história fazendo perguntas, tais como: “Podia ter sido diferente?” “Que final você daria ao personagem?” “Você acha que a personagem agiu certo?” (As perguntas vão depender do contexto da história contada).

- Pegar outro livro e dizer: ”Agora iremos fazer diferente.” Passar cada página do livro e pedir que apreciem as cenas. Pedir que escrevam ou desenhem o que está acontecendo nas cenas que acabaram de observar. Depois, sugerir que contem a história que escreveram ou desenharam.

-Sugerir que façam o mesmo com seus filhos, combinando com a direção o melhor dia da semana para levarem os livros pra casa. Irá um livro por semana para que tenham tempo de se adaptarem às novas atividades de forma gradativa.

- Na sala de leitura, pedir que manuseiem os livros da creche e que observem como são arrumados, servindo de exemplo para organizarem um espaço em casa para guardarem os livros.


OBS: Essas atividades serão feitas com os pais a fim de vivenciarem como ensinar seus filhos a usarem os livros. As mesmas atividades poderão ser feitas pelas educadoras em outro momento com as crianças.

-Proporcionar aos nos finais de semana a oportunidade de contar histórias para seus filhos. No final da contação, dramatizar a história contada.

-Propiciar oficinas de contação de histórias, ministradas pelos educadoras com o objetivo de fazer com que os pais possam desenvolver habilidades de ler para para seus filhos de forma prazerosa, motivadora e interessante.

-Promover culminâncias a cada semestre com a exposição dos trabalhos realizados durante o projeto dos pais e das crianças.

-Promover o saral do livro uma vez por semana nas turmas. Serão usados instrumentos de interesse num baú contendo fantasias, fantoches e diversos livros que utilizarão. No final da contação as crianças terão acesso aos livros.

-A cada sexta-feira cinco crianças de cada turma levarão dois livrinhos para casa dentro de sacolas literárias. Os livros serão lidos pelos responsáveis para a criança. Na segunda-feira os livros retornarão e as crianças contarão na rodinha a história.



RECURSOS:

-Livros, CDs, DVDs, TV de papelão, fantoches, fantasias, giz de cera, lápis de cor, tinta, papel ofício, papel pardo, sala de leitura, quadro janela de dramatização, sacolas literárias, livros de história, música, etc.



DURAÇÃO:

- Ano inteiro com culminâncias trimestrais.  
   



                   













 ALGUMAS HISTÓRIAS E LIVRINHOS CRIADOS PELAS CRIANÇAS