segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROJETO BRINCADEIRAS DE CRIANÇA COM TIA BILU

PROJETO BRINCADEIRAS DE CRIANÇA COM TIA BILU


INTRODUÇÃO: As brincadeiras infantis estimulam a interação, a cooperação e a socialização, além de estimular a criatividade e contribuir para a formação cognitiva e psicológica do ser. A fim de estimular as crianças a brincar de cantigas de roda, pular amarelinha, jogar cinco marias, resgatando dessa forma as brincadeiras da infância como eram no passado. Nesse sentido, surge o projeto BRINCADEIRAS DE CRIANÇA COM TIA BILU, personagem vivida pela educadora Adriana Oliveira que programa as brincadeiras e leva as crianças a vivenciarem brincadeiras do universo infantil. 

JUSTIFICATIVA: As brincadeiras antigas para crianças nos remetem ao passado do tempo dos nossos avós e pais, um passado muito feliz e criativo. Naquela época não existia tantos brinquedos como existem hoje. Para se divertirem, as crianças precisavam usar a imaginação para criar seus brinquedos e inventar brincadeiras. Como naquele tempo não havia a diversidade de materiais que existem hoje, uma pedrinha, um barbante, uma caixa de papelão, tudo isso se transformava numa divertida brincadeira artesanal e simples. Percebendo no universo infantil o gosto e interesse por essas brincadeiras vamos relembrar as brincadeiras antigas e muito divertidas e para que elas façam parte do dia a dia das crianças foi que criamos o projeto.    



OBJETIVOS: -Retomar as brincadeiras do passado como no tempo dos nossos pais e avós; -Desenvolver na criança a criatividade no uso de materiais artesanais; -Ensinar regras nas brincadeiras; -Levá-las a inventar e criar regras; -Conhecer as brincadeiras antigas;

DESENVOLVIMENTO: Tia Bilu, vivida pela Agente auxiliar de creche Adriana de Oliveira, vem encantar as crianças com suas brincadeiras as terças-feiras e quintas-feiras na hora da recreação dirigida de cada turma. Ela aparece nesse momento e conduz a turma a um espaço da creche: pátio interno, externo ou parquinho. Lá, promove brincadeiras com cantigas de rodas, amarelinha, passa o anel, gira pião, esconde-esconde, escravos de Jó, cinco marias, batata-quente, pular corda pega-pega e por aí vai fazendo a diversão da criançada. As crianças entram no clima das brincadeiras e aproveitam cada minuto com a tia Bilu. 

ATIVIDADES: Brincadeiras como cantigas de roda, gira-pião, cinco marias, pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, escravos de Jó, batata-quente, passa o anel, etc.

   PROFª CÁTIA CRISTINA B GOMES E AGENTE AUX. DE CRECHE ADRIANA OLIVEIRA