domingo, 25 de setembro de 2011

PROJETO VEJO...MEXO...REMEXO


                                            
                                               APRESENTAÇÃO
                                      

                A criança quando nasce encontra um mundo já pronto em sua volta, cheios de cores, formas, tamanhos, cheiros e sensações. Um mundo desconhecido, desafiador e interessante. Mundo que precisa ser explorado, experimentado e sentido, para que ela possa usufruir de tudo que ele possa lhe proporcionar.
                 Portanto, é fundamental que as crianças desde cedo sejam estimuladas a manter seu comportamento de descobridor ”entendemos sermos descobridores nato”, estimulando a experimentar e desvendar à diversidade do nosso mundo, dando-lhe a oportunidade de conceitualizar a vida à sua volta.
               Pela descoberta e pela experimentação de conhecer e vivenciar o que temos no nosso mundo que apresentamos o projeto para todas as turmas da nossa creche “EU VEJO, MEXO E REMEXO”.

JUSTIFICATIVA
                       O Projeto “EU VEJO, MEXO E REMEXO, tem como pressuposto estimular as crianças através da ludicidade a inovarem e ampliarem suas possibilidades de descobertas e experimentações, para um melhor desenvolvimento das suas habilidades e percepções  sensoriais, bem como, suas capacidades motoras para que possa conhecer e estabelecer uma relação com seu mundo interno e externo.
                   Oportunizar a manipulação de diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio entrando em contado com formas diversas de expressão artística.
                   Sendo as cores um componente referencial e determinante em nosso mundo, tomamos como ponto de partida para o nosso projeto a apresentação das cores de maneira contextualizada, para que as nuances venham se caracterizar de fato.           
                                                
                                               
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
Explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
Conhecer o próprio corpo por maio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
Ampliar o vocabulário descrevendo objetos em conversações cotidianas;
Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
Estabelecer aproximação e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
Superar desafios através de atividades como as de percurso;

DESENVOLVIMENTO
                       No primeiro momento do Projeto EU VEJO, MEXO E REMEXO, serão apresentados para as turmas as
                       Iniciamos o projeto no Centro de Estudos, onde as educadoras de acordo com o perfil e interesse das suas turmas indicaram a cor que seria a referência para o desenvolvimento das suas atividades, visto que, foi participado anteriormente que cada turma trabalharia uma cor específica. Após a escolha, foram planejadas atividades que estimulassem a participação das crianças de forma criativa e inovadora.
               Em rodinha na sala de aula será apresentado através de uma história o Projeto as crianças serão levadas a expor o nome de sua cor preferida.
               As crianças identificarão a cor escolhida através de objetos presente na sala de aula, processo repetido por alguns dias. Na contação de história vincular o título, personagens e/ou gravuras etc., à cor escolhida.
                Explorar a cor em trabalhos de modelagem com massinha, pinturas com tinta guache, cola colorida, recorte e colagem com pedaços de papeis variados, impressão com as mãos, músicas e dramatizações.
                 Incentivar as crianças a observarem a presença da cor trabalhada em objetos em suas casas e na área externa da creche.
                 Relacionar seu nome nas fichas da chamadinha com a cor, bem como descobrir na ficha do coleguinha
                 No segundo momento do projeto será explorado o desenvolvimento tátil.
                 Continuaremos com o projeto explorando a percepção tátil e a coordenação motora  através de atividades de experimentação que levarão as crianças a sentirem e perceberem as varias formas, texturas, tamanho  e volume que os objetos possam já terem  ou possam ser transformados.
                 As crianças serão levadas a manusearem vários tipos de texturas utilizando caixa surpresa, participarão de atividades com modelagem com massinha e confecção de escultura com argila, pintura em lixa, amassar vários tipos de folhas como jornal, celofane, alumínio etc.
                Será confeccionado para as turmas dos maternais um tapete das sensações utilizando material de sucata, para que as crianças possam entrar em contato com vários tipos de matérias que irão estimular suas percepções tanto tátil quanto visual.
                No terceiro momento do Projeto será explorado os movimentos do corpo.
                As crianças participarão de atividades que trabalhem a motricidade e que recordem as partes do nosso corpo, visto que já foi trabalhado anteriormente no projeto Identidade.
                 Serão realizadas atividades no pátio no horário da recreação dirigida que estimulem os movimentos do nosso corpo, tanto dos membros superiores quanto dos inferiores.
                Participarão de vários tipos de circuitos montados tanto na área interna quanto da externa da creche. Além disso, serão desenvolvidas coreografias para que possam acompanhar ritmos utilizando músicas do seu universo infantil e participarem como atores em dramatizações.
                 Serão também utilizados recursos como bolas, bambolês, cordas e caixas de papelão para as variadas brincadeiras.
RECURSOS:
Livros de histórias, DVD, CD, papéis variados, massa modelar, pincel, tinta guache, cola colorida, sucatas (garrafa pet, lata, papelão, jornal etc.), músicas, fantoche, circuitos, tecidos, algodão, lixa.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante toda a execução do projeto, e através da exposição dos trabalhos e apresentações na culminânia.
AO CONTRÁRIO, AS CEM EXISTEM
                                                      (Loris Malaguzzi)
                                    
A criança está cheia do cem
A criança tem cem linguagens
Cem mãos, cem idéias
Cem modos de pensar
De brincar e falar
Cem sempre cem
Cem maneiras de escutar
De maravilhar-se e de amar.
(...) cem alegrias para cantar e entender
Cem mundos para descobrir
Cem mundos por inventar
Cem mundos para sonhar (...)




















































                                           

































2 comentários:

  1. Esta creche realiza um trabalho de qualidade.Estive no dia 30/09/2011 nesta creche e passei uma tarde super agradável com a diretora katia e sua equipe.Conheci o trabalho de qualidade realizado por esta creche.Parabéns Catia.Nota 100000 prá vcs.

    ResponderExcluir